futuro do trabalho frente às mudanças tecnológicas

Feira de Negócios e Inovação 2019

bannerFNI2019

Nos dias 21 e 22 de novembro, o Parque Científico e Tecnológico (PCTec) e Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDT) realizaram a 9ª Feira de Negócios e Inovação. O evento visa incentivar a criação de negócios inovadores, bem como disseminar a cultura empreendedora e de inovação entre os participantes.

Entre os destaques da Feira, estavam o Hackathon DAF/PCTec/UnB; a Batalha de Negócios; palestras e mesas redondas com casos de sucesso do empreendedorismo do Distrito Federal. A mesa de abertura do evento contou com Representantes de diversas entidades ligadas à inovação e ao desenvolvimento regional.

Abertura Palestras e mesas-redondas Hackathon Batalha de Negócios Galeria

Abertura

O Ambiente de Inovação da Universidade de Brasília deu as boas-vindas aos participantes da Feira de Negócios e Inovação, recebendo na mesa de abertura:

• Sra. Márcia Abrahão Moura (Reitora da Universidade de Brasília);
  • Sra. Paula Belmonte (Deputada Federal);
  • Sr. Paulo Barone (assessor especial do senador Izalci Lucas e ex-secretário da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação);
  • Sr. Otavio Viegas Caixeta (Diretor do Departamento de Ecossistemas Inovadores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações);
  • Sr. Alessandro França (Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAP-DF);
  • Sr. Eduardo Weaver (Coordenador de Educação e Difusão Científica da Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF)
  • Sr. Valdir Oliveira (Superintendente do Sebrae/DF)
  • Sr. Reinaldo Ferraz (Representante da Federação das Indústrias de Brasília - Fibra)

FNI2019 3

Mesa de abertura da 9ª edição da Feira de Negócios e Inovação.

A diretora do Parque Científico e Tecnológico (PCTec/UnB), Renata Aquino, e diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDT/UnB), Marileusa Chiarello, agradeceram a presença de todos e destacaram a importância do evento. Segundo a diretora do PCTec:

Estamos convidando empresas, governo e entidades ligadas ao setor produtivo para que venham conhecer esse novo olhar da Universidade, peça fundamental para o desenvolvimento do país.

Já a diretora do CDT enfatizou:

Esperamos que essa experiência se repita muitas vezes mais, fortalecendo a nossa contribuição para o fomento ao ecossistema de inovação do Distrito Federal.

Na abertura da feira, a reitora Márcia Abrahão destacou as mudanças na estrutura de pesquisa e inovação da UnB nos últimos três anos, com a criação do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), o reposicionamento do CDT, como um núcleo de inovação tecnológica da Universidade, e o fortalecimento do PCTec.

Somente no ano passado, captamos R$ 78,5 milhões para realização de projetos de pesquisa e inovação. E temos capacidade para arrecadar muito mais, em parceria com o setor público, a iniciativa privada e organismos internacionais. É esse tipo de intercâmbio que buscamos fortalecer e ampliar com ações como esta Feira.

A deputada federal Paula Belmonte ressaltou o ambiente propício para a busca de soluções inovadoras, e o senhor Otavio Viegas Caixeta, diretor do Departamento de Ecossistemas Inovadores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), falou dos desafios para a área:

“Precisamos fazer com que o ecossistema de inovação seja capaz de converter o conhecimento gerado nas universidades em riqueza.”

Palestras e mesas-redondas

Para discutir o “Aquecimento do Ecossistema de Inovação do Distrito Federal”, a Feira promoveu diversas palestras e mesas redondas abordando inovação, negócios e desenvolvimento regional. Representantes de empreendimentos inovadores, seja no âmbito tecnológico ou social, falaram sobre seus casos de sucesso. Empresas que já passaram pelo Ambiente de Inovação da UnB também se apresentaram; assim como integrantes de outros ambientes de inovação. Confira as apresentações nos links abaixo:

FNI2019 13

Palestra Talks sobre Empreendedorismo Inovador no Distrito Federal

Hackathon

Hackathons são maratonas de programação na qual hackers se reúnem para desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. O tema do Hackathon DAF/PcTec/UnB foi a “UnB na palma da sua mão”, tendo como objetivo a construção de um APP pelo qual a comunidade acadêmica pudesse monitorar os serviços prestados pelas empresas contratadas pela universidade. Foram inscritos 60 participantes, que tiveram dois dias para entregar uma solução para atender a demanda do Decanato de Administração (DAF). As equipes vencedoras foram:

• FFA / Vamos cuidar (1º lugar, premiação de R$ 6.000)
  • OC's (2º lugar, premiação de R$ 3.000)
  • UnBMatch (3º lugar, premiação de R$ 1.000)

FNI2019 23

Equipes vencedoras do Hackathon DAF/PCTec

Batalha de Negócios