Sobre o Parque Científico e Tecnológico da UnB
O Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec/UnB) promove a inovação criando elos entre empresas inovadoras e os pesquisadores da universidade.
O PCTec/UnB foi criado pela Resolução n° 14/2007 do Conselho Diretor; e alçado a órgão complementar da universidade em 2018, pela Resolução nº 11/2018 do Conselho Universitário. A Política de Inovação da UnB define o PCTec/UnB como ente voltado para formação de parcerias com instituições externas à universidade. Atualmente, possui 486.000 m², se situando no extremo sul do Campus Darcy Ribeiro.
Missão
No contexto do planejamento estratégico 2021-2025, as ações do Parque estarão voltadas para:
Desenvolver, operar e gerir um ambiente compartilhado de desenvolvimento científico e tecnológico, com foco na inovação, conectando e integrando parceiros à universidade.
Conforme a Resolução nº 06/2020 do Conselho Universitário, o PCTec é responsável por estabelecer relacionamentos com instituições externas, públicas ou privadas, visando a atrair investimentos para inovação, criar e apoiar parcerias com a universidade e promover o desenvolvimento do ambiente de inovação.
Visão
Para o período de 2021 a 2025, o Parque almeja ser um ambiente consolidado de inovação no Distrito Federal, sustentado pelo conhecimento científico e tecnológico produzido na Universidade de Brasilia.
Principais ações
- Incentivar a interação entre empresas, governo e a comunidade científica, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais com foco em PD&I;
- Fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação;
- Atrair investimentos públicos e privados para inovação tecnológica, visando geração de riqueza e bem estar social;
- Abrigar e apoiar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica;
- Gerar novos padrões de empregabilidade nas empresas parceiras do PCTec/UnB, focando na inserção de mão de obra qualificada;
- Transformar os resultados de PD&I em produtos, processos e serviços tecnológicos para atender a demandas da sociedade e do mercado;
- Contribuir para a transformação do Distrito Federal em um dos grandes centros econômicos do País e polo gerador de alta tecnologia.
Para cumprir sua missão, o PCTec/UnB se organiza em torno de seus empreendimentos. Entre os destaques do Parque, as empresas residentes firmam acordos de parceria com o PCTec/UnB, ocupando espaço físico no ecossistema de inovação. Já as plataformas tecnológicas possuem interações híbridas com o setor produtivo, com participação majoritária de pesquisadores da UnB. Os principais indicadores do Parque relacionados ao tema, em 2019, foram:
O ingresso no Parque está aberto para empresas de base tecnológica, empresas graduadas nas incubadoras locais e nacionais; laboratórios e centros de pesquisa tecnológica. As áreas de atuação do PCTec/UnB são: Tecnologia da Informação e Comunicação; Energia; Tecnologias Ambientais; Tecnologias da Educação; Fármacos e Medicamentos; Biotecnologia; Tecnologia Biomédica; e Nanotecnologia.
Além de buscar novos empreendimentos e parcerias, o PCTec/UnB também realiza diversos eventos para fomentar a interação entre empresas, governo e comunidade científica. Desta forma, a somatória das ações do Parque consolida a chamada Tríplice Hélice da Inovação. O PCTec/UnB também está atento as demandas sociais, integrando os respectivos atores no sistema de inovação, na então denominada Quádrupla Hélice.
Nossos valores
- Inovação: buscar novas oportunidades e criar soluções, trazendo valor para Universidade, para os parceiros e para os consumidores das tecnologias fomentadas.
- Conexão: integrar a Universidade a empresas que estejam buscando solucionar problemas, alavancar seus produtos, serviços e processos, e/ou criar sinergia com a UnB.
- Inspiração: incentivar o protagonismo da Universidade e de seus parceiros perante o mercado e a sociedade, impulsionando a cultura empreendedora.