Sobre o Parque Científico e Tecnológico da UnB

 

O Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec/UnB) é um ambiente de inovação dedicado à interação entre empresas, governo e a universidade, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas com foco em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). O PCTec/UnB foi criado pela Resolução n° 14/2007 do CONSUNI; e lançado em 11 de junho de 2013.

 

Situado dentro do Campus Universitário Darcy Ribeiro, o PCTec/UnB é órgão complementar da Universidade de Brasília desde 2018, possuindo autonomia financeira. Atualmente, possui 486.000 m², sendo 3.863 m² de área construída no Edifício CDT.

 

 

Missão

 Desenvolver e gerar conhecimentos, produtos e serviços tecnológicos para atender ao mercado, em parceria com instituições e empresas públicas e privadas, nacionais e internacionais, promovendo assim o fortalecimento das estruturas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e o desenvolvimento socioeconômico do país.

 

Visão

 Ser excelência e referência nacional em inovação tecnológica, voltada ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.

 

Objetivos

  • Incentivar a interação entre empresas, governo e a comunidade científica, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais com foco em PD&I;
  • Fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação;
  • Atrair investimentos públicos e privados para inovação tecnológica, visando geração de riqueza e bem estar social;
  • Abrigar e apoiar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica;
  • Gerar novos padrões de empregabilidade nas empresas parceiras do PCTec/UnB, focando na inserção de mão de obra qualificada;
  • Transformar os resultados de PD&I em produtos, processos e serviços tecnológicos para atender a demandas da sociedade e do mercado;
  • Contribuir para a transformação do Distrito Federal em um dos grandes centros econômicos do País e polo gerador de alta tecnologia.

     

 

Para cumprir sua missão, o PCTec/UnB se organiza em torno de seus empreendimentos. Entre os destaques do Parque, as empresas residentes firmam acordos de parceria com o PCTec/UnB, ocupando espaço físico no ecossistema de inovação. Já as plataformas tecnológicas possuem interações híbridas com o setor produtivo, com participação majoritária de pesquisadores da UnB.

 

  Os três pontos que sustentam o Parque. O primeiro são os eventos, tais como: Workshops, Semana Universitária, Hackathons, Campus Party, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, e Café no Parque. Os eventos divulgam as ações do Parque; buscam parcerias; e promovem capacitação. O segundo são as parcerias, que promovem a colaboração em pesquisa e inovação, coordenam recursos, fomentam a transferência de tecnologia. Dentre as parcerias se destacam as com o setor produtivo, com o governo e com outras instituições de ensino e pesquisa. O terceiro e maior deles são os empreendimentos, que se dividem em Plataformas Tecnológicas, Empresas Residentes, Empresas Associadas, Espaços Multiuso, Living Labs e Centros de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Os empreendimentos agregam infraestrutura e arranjos institucionais, atraem empreendedores, recursos e potencializam o desenvolvimento tecnológico.

 

 

O ingresso no Parque está aberto para empresas de base tecnológica, empresas graduadas nas incubadoras locais e nacionais; laboratórios e centros de pesquisa tecnológica. As áreas de atuação do PCTec/UnB são: Tecnologia da Informação e Comunicação; Energia; Tecnologias Ambientais; Tecnologias da Educação; Fármacos e Medicamentos; Biotecnologia; Tecnologia Biomédica; e Nanotecnologia.

 

Além de buscar novos empreendimentos e parcerias, o PCTec/UnB também realiza diversos eventos para fomentar a interação entre empresas, governo e comunidade científica. Desta forma, a somatória das ações do Parque consolida a chamada Tríplice Hélice  da Inovação. O PCTec/UnB também está atento as demandas sociais, integrando os respectivos atores no sistema de inovação, na então denominada Quádrupla Hélice.

 

Galeria de fotos

 

 

Galeria de vídeos