Diretor

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Gurgel Veras

 

 

 

 

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1985), Mestre em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutor pelo Laboratório de Combustão e Propulsão do INPE (1998) e pelo College of Forest Resources da Universidade de Washington (2006). Professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB desde 1998. Tem experiência nas áreas de gaseificação de biomassa, combustão, propulsão de foguetes e mísseis, incêndios florestais, métodos numéricos e sistemas energéticos. Implantou na AEB a métrica de maturidade tecnológica da NASA e o modelo TRANSCOTS. É um dos pioneiros no desenvolvimento da tecnologia de motor foguete a propelentes híbridos no hemisfério sul: SERPENS; NASA-GLOBE; NASA-I2; MASTA, Plataforma E2T; CVT-Espacial.

 

 

 

Coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Profª. Drª. Michele Tereza Marques Carvalho

 

Coord Michele Tereza

 

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (2000), especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás (2001), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2005), e Doutora em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (2009). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem, gesso, tijolo de gesso, sustentabilidade, planejamento de grandes obras, Sistema de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Projetos.

 

 

 

 

  

Coordenador de Prospecção e Parcerias

 

Prof. Dr. Jorge Henrique Cabral Fernandes

 

Coord Jorge Fernandes

 

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986); especialista em Engenharia de Sistemas (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre (1992) e Doutor (2000) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é docente do Departamento de Ciência da Computação (CIC) do Instituto de Ciências Exatas da Universidade de Brasília. Também é coordenador do Programa de Formação em Lideranças em TICs, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública. Tem experiência na área de segurança da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações entre a informática, as organizações e a sociedade; programação e comunicação entre computadores; engenharia de software; engenharia de sistemas, análise de redes sociais.

 

 

  

 

 

Ex-Diretores

 

Profª. Drª. Renata Aquino da Silva (2018-2021)

 

Diretora Renata Aquino

 

Licenciada em Química pela Universidade Católica de Brasília (1995), Mestre em Química pela Universidade de Brasília (1998), Doutora em co-tutela em Chimie Physique Et Chimie Analitique - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (2003) e em Físico-Química pela Universidade de Brasília (2003). Pós-Doutora em Física da Matéria Condensada pela Université Paris VI. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Ciências Naturais da Faculdade de Planaltina (FUP-UnB) e Professora Fundadora da Pós-Graduação em Ciência de Materiais da FUP. Tem experiência na área de Química e Física do Estado Condensado, atuando principalmente nos seguintes temas: Elaboração de Fluidos Magnéticos por Síntese Química em meio Aquoso, Caracterização Físico-Química de Fluidos Magnéticos, Comportamento magnético de Fluidos Magnéticos e de partículas em nanoescala, Nanopartículas e Efeitos de Superfície.

 

 

Prof. Dr. Roberto Ventura Santos (2017-2018)

 

Diretor Roberto Santos

 

Graduado em Geologia pela Universidade de Brasília (1984), Mestre em Geologia Econômica e Prospecção Mineral pela Universidade de Brasília (1988) e Doutor em Geophysical Sciences pela University of Chicago (1993). É professor Associado III da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estratigrafia isotópica e estudos ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: isótopos de oxigênio e carbono, estratigrafia química e isotópica e geologia ambiental.

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Hebert Kimura (2013-2017)

 

Diretor Hebert Kimura

 

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração do Estado de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) e Doutor em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). Tem experiência na área de Administração, Estatística e Engenharia com ênfase em Finanças, Data Analytics e Inovações, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos, avaliação de inovação, ciência de dados, aprendizagem de máquina, inteligência artificial.