Webnário do COPEI

Nos dias 12 e 13 de agosto de 2020, o Webinário do Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão no combate à Covid-19 (COPEI) apresentou à comunidade o andamento de pesquisas e projetos selecionados nas chamadas prospectivas do Comitê. Em formato totalmente on-line, o COPEI trouxe mais de 30 apresentações em cada dia, sendo transmitidas ao vivo no canal da UnBTV no YouTube.

Webnario COPEI Abertura

Professoras Cláudia Amorim, Maria Emília Walter e Renata Aquino e o intérprete de Libras Virgílio Soares durante abertura do webinário.

A iniciativa teve como objetivo evidenciar o esforço coletivo da Universidade de Brasília em mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, tanto para a comunidade interna quanto para a sociedade em geral. O evento permitiu que os projetos a serem financiados ganhassem maior visibilidade, somando a outros esforços da UnB para obter financiamento para suas ações. Os projetos que participarem do webinário contam com resumo expandido em número especial da revista Participação, periódico da UnB sob responsabilidade do Decanato de Extensão (DEX). Junto com as transmissões online, é mais um registro histórico do esforço coletivo da UnB em mitigar os efeitos da pandemia, disponibilizando sua expertise científica e tecnológica e sua infraestrutura.

Webnario COPEI Apresentacao

Apresentação do projeto de Centro de treinamento para o manejo no cuidado do COVID-19 e outras doenças, pela prof. Diana Lucia Moura Pinho

A presidente do Copei, Cláudia Amorim, destacou a importância do webinário e a atuação do Comitê desde o início da pandemia.

Temos hoje um portfólio de projetos muito diversificados, que reflete a excelência e a multiplicidade de saberes da Universidade de Brasília. Nas ações de combate à covid temos mais de 170 projetos em mais de 35 áreas de conhecimento e em 14 categorias.

Para a Decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, esta diversidade é uma demonstração da importância da UnB e a necessidade de investimento público.

Mostra a força da Universidade no enfrentamento desses grandes problemas nacionais como a pandemia de COVID-19. A UnB também tem realizado ações de captação de recurso, mas é muito importante o apoio governamental para sustentar a pesquisa básica, na qual é gerado conhecimento, que é o que gera inovação.

Relação dos projetos e respectivos horários:http://www.dpi.unb.br/images/ChamadaCOVID19/Cronograma_Webinrio_COPEI.pdf

Links para assistir às Plenárias do Webinário:

Webnario COPEI Feed

Créditos das fotos: UnBTV