Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Universidade de Brasília participa da 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada do dia 28 de novembro a 04 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne diversas instituições com o objetivo de aproximar a população do universo científico e tecnológico.

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, a ideia da SNCT neste ano é mostrar como a ciência, a tecnologia e a inovação estão presentes nas mais diferentes áreas do cotidiano. O tópico também ressoa com o lema dos 60 anos da Universidade de Brasília: Atuante como sempre, necessária como nunca.

SNCT 04

Visão geral da SNCT 2022.

Esta edição conta com projetos em diversas áreas do conhecimento, com destaque para Ciências da Vida, Ciências Humanas e Engenharias. Nessa primeira parte, há mostra de fotografias, de espécimes vegetais e de insetos, além de palestras sobre compostagem orgânica, plantas medicinais, saúde e criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura). Já o projeto aVoar Brasília incentiva a observação de aves do Cerrado e a preservação do bioma por meio de aplicativo desenvolvido pela equipe. Também ocorre exposição do Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Saúde (FS) e de protótipo da Empowering Mobility and Autonomy (EMA/FGA), focada em rehabilitação motora.

A parte das Engenharias conta com projetos dos laboratórios de Automação e Robótica (Lara), vinculado à Faculdade de Tecnologia (FT) e de Robótica e Sistemas de Controle (Larsis), vinculado à Faculdade do Gama (FGA). O Edubot ensina robótica para alunos do ensino médio da rede pública do Distrito Federal; já o UnBeatables é uma equipe de futebol de robôs humanoides que possui vários títulos internacionais na competição RoboCup. Também estará presente o projeto Empoderando Mobilidade e Autonomia (EMA), que desenvolve tecnologias para a reabilitação de pessoas com deficiências motoras; e o projeto Lelé da Cuca, o qual divulga o trabalho feito pelo arquiteto Lelé Filgueiras na capital federal.

Ainda no que se refere à divulgação científica, o Laboratório Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação, vinculado à a Faculdade de Educação (FE), participa da SNCT com três projetos nessa área. Já a equipe do Vídeo-Ciência: Estudantes do Ensino Médio como Divulgadores Científicos exibe os resultados do projeto por meio de canais de vídeo criados pelos bolsistas.

SNCT mapa

Localização do espaço da UnB na SNCT 2022.

Conforme citado pela Decana de Pesquisa e Inovação (DPI), prof.ª Maria Emília Walter:

A SNCT é uma ação importante para a divulgação científica e a popularização da ciência. A UnB vem participando da Semana todos os anos, o que tem contribuído para que a sociedade saiba do conhecimento produzido por nós, em todas as grandes áreas do conhecimento, e interaja com pesquisadores, técnicos e alunos, com trocas de experiências muito interessantes.

SCNT 08
Projeto aVoar Brasília
SCNT 07
Projeto Lelé da Cuca
SCNT 06
Projeto Edubot
SNCT 03
Espaço do Vídeo Ciência
SCNT 09
Apresentação do UnBeatables
SNCT 02
Robô da UnBeatables
SCNT 10
Apresentação do UnBeatables

Créditos das fotos: Bruno Goulard (PCTec/UnB). Crédito do texto: SECOM/UnB.