Laboratório de Habilidades e Simulação do Cuidado

 

Sobre

 

O laboratório de habilidades e simulação do cuidado foi criado com o objetivo de integrar o ensino-aprendizagem dos estudantes por meio de estratégias pedagógicas baseadas na tríade ensino-pesquisa-extensão. Essas estratégias visam proporcionar o exercício da prática assistencial por meio da simulação de habilidades e cenários, promovendo o desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo. Além disso, busca-se refletir o cotidiano de uma assistência de qualidade, respeitando os princípios de segurança do paciente e de sua família. O laboratório visa contextualizar diversos cenários da prática assistencial e clínica, contribuindo para o desenvolvimento de competências necessárias aos futuros profissionais. Isso é feito considerando uma abordagem profissional holística, que engloba aspectos biopsicossociais e considera o paciente como um todo.

Equipamentos

 

Este laboratório disponibiliza não apenas recursos materiais e humanos que viabilizam as estratégias de ensino por meio de equipamentos, dispositivos utilizados com frequência nas práticas assistenciais, e desenvolvimento de competências relacionadas as habilidades do ser, fazer e ter atitude, como também simuladores de eventos realísticos. Todo este aparato permite a criação de cenários da prática clínica comuns no cotidiano assistencial que correspondem aos diferentes níveis de atenção.

Principais atividades/pesquisas desenvolvidas

  • Construção e Validação de Cenários para Simulação em Saúde Materno-Infantil para o Ensino no Curso de Graduação em Enfermagem. Gera um Protocolos de Simulação Clínica;
  • Validação de cenário simulado com moulage 4D - habilidades técnicas e raciocínio clínico pediátrico. Gera um protocolos de atendimentos para prática clínica;
  • Aleitamento Materno entre casal homoafetivo na UTI Neonatal: Validação de cenário para prática clínica. Gera protocolos de atendimentos para prática clínica;
  • Validação de folder educativo sobre cuidados aos recém-nascidos em fototerapia com as puérperas. Gera protocolos de atendimentos para prática clínica;
  • Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil. Gera protocolos de atendimentos para prática clínica;
  • Simulação Interativa: construção e validação enquanto método de Ensino na Enfermagem. Gera um software que futuramente será realizado o registro de produto intelectual;
  • Projeto Simulação Realística: construção e validação de cenário para assistência de enfermagem nas complicações em SRPA. Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde em andamento.

Análise Nível de Maturidade Tecnológica

 

O Laboratório de Habilidades e Simulação do Cuidado tem como principal objetivo simular o ambiente que o profissional encontrará em seu campo de atuação. Os desenvolvimentos de pesquisas estão mais voltados para a geração de protocolos de simulação e atendimento para a prática clínica. Portanto, é classificado como TRL 7, pois as pesquisas estão em estágio final de validação para iniciar o processo de validação em uma escala maior. Além disso, há o desenvolvimento de um software para registro de propriedade intelectual no futuro.

TRL 7

Classificação Geral

 

Veja mais informações sobre a escala TRL (Technology Readiness Level).

Informações do Laboratório

 

  • Localidade: Térreo do prédio UAC - FCE
  • Curso: Enfermagem
  • Coordenador: Profº Dr. Adriana Maria Duarte e Profº Drº Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce
  • Contato: labcuidarfceounb.br