Laboratório de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia
Sobre
O Laboratório de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia tem foco explícito na pesquisa clínica. O laboratório oferece atendimento a pessoas com dor lombar, sendo que esses atendimentos estão vinculados a projetos de extensão, pesquisas, mestrados e doutorados com a participação voluntária dos pacientes. Em outras palavras, a entrada dos pacientes está associada ao desenvolvimento dessas pesquisas.
Equipamentos
- Computadores
- Instrumentos de avaliação
Principais atividades/pesquisas desenvolvidas
- Delphi para obtenção de consenso sobre conteúdos de avaliação econômica em saúde para cursos de capacitação aplicados ao desenvolvimento do SUS: O objetivo é obter consenso, junto a um painel de especialistas em avaliação econômica, sobre um conjunto de conteúdos essenciais para a formação de profissionais de saúde em avaliação econômica em saúde, no contexto da incorporação/exclusão de tecnologias em saúde do SUS.
- Desenvolvimento de um aplicativo de celular para disseminação de informações científicas em saúde, educação em dor e exercícios domiciliares para indivíduos com dor lombar: O objetivo deste projeto é desenvolver, validar e avaliar os efeitos de um aplicativo (App) móvel para disseminar informações científicas, informações sobre educação em dor e estratégias de autogestão/exercícios domiciliares, para indivíduos com dor lombar.
- Determinação da eficácia de um novo respirador semifacial com nanopartículas de quitosana para redução da incidência da contaminação e infecção por SARS-CoV-2 em profissionais da saúde: O objetivo geral é comparar a eficácia de um novo respirador semifacial com nanopartículas de quitosana, em termos de redução da incidência da contaminação e infecção por SARS-CoV-2 e capacidade de filtração e de inativação do vírus SARS-Cov-2, comparado a um respirador semifacial padrão (N95), em profissionais da saúde que atuam em ambiente hospitalar.
- Avaliações econômicas e fluxo dos usuários na rede de atenção a saúde - Investigação no contexto das disfunções crônicas da coluna: O projeto terá três etapas: I) Comparar o custo-efetividade de diferentes abordagens de tratamento para a dor e incapacidade de indivíduos com dor lombar crônica (perspectiva SUS); II) Estimar custos diretos do tratamento ambulatorial e hospitalar de pacientes com distúrbios na coluna; III) Mapear o fluxo de pacientes com distúrbios da coluna nas redes de atenção à saúde (RAS) no SUS/DF.
Análise Nível de Maturidade Tecnológica
O Laboratório de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia tem uma estrutura menos robusta, pois busca uma análise mais voltada para a pesquisa clínica. A classificação do nível de maturidade tecnológica é definida como TRL 7, o que significa que existem pesquisas em estágio final de validação, incluindo parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o início da validação do processo em uma escala maior.
Classificação Geral
Veja mais informações sobre a escala TRL (Technology Readiness Level).
Informações do Laboratório
- Localidade: Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP) - FCE
- Curso: Fisioterapia
- Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Carregaro
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.