Laboratório de Proteção de Sistemas Elétricos (LAPSE)
Sobre
Inaugurado em 2011, o Laboratório de Proteção de Sistemas Elétricos (LAPSE), vinculado ao curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), desenvolve pesquisas em sistemas elétricos de potência, com foco principal em estudos relacionados à proteção de sistemas elétricos. O LAPSE conta com alunos de graduação e pós-graduação, que têm a oportunidade de se familiarizar com tecnologias e dispositivos de monitoração e proteção, como os aplicados a linhas de transmissão, barramentos, transformadores e geradores.
Equipamentos
O LAPSE conta com uma variedade de equipamentos, incluindo tecnologias e dispositivos de monitoração e proteção de linhas de transmissão, barramentos, transformadores, geradores, entre outros. Entre os equipamentos presentes no laboratório, destacam-se os relés e os IEDs (Dispositivos Eletrônicos Inteligentes) de proteção. Esses dispositivos são utilizados no sistema elétrico e desempenham funções específicas, como proteção de linhas de transmissão. Alguns desses relés são baseados em funções fasoriais tradicionais, enquanto outros são relés diferenciais para transformadores.
Um dos destaques do laboratório é a presença de relés de proteção de linha de transmissão baseados no domínio do tempo, considerados uma das tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado. O LAPSE foi pioneiro na recepção desses equipamentos por meio de doação, ocorrida em 2018, e foi um dos primeiros laboratórios universitários a tê-los em suas instalações. Além dos relés e IEDs, o laboratório possui duas malas de testes para relés. Essas malas são capazes de gerar tensões e correntes em nível secundário e são empregadas para realizar testes nos equipamentos de proteção. Esses recursos e equipamentos permitem a realização de estudos e testes relacionados a proteção de sistemas elétricos, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades na área de engenharia elétrica.
Atividades e pesquisas desenvolvidas
- Desenvolvimento de Novos Algoritmos para Proteção de Sistemas Elétricos de Potência no Contexto da Transição Energética. O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de novos algoritmos de proteção que apresentem vantagens frente aos tradicionalmente empregados, quando considerados os cenários: intermitência na geração de energia pelas fontes renováveis, influência na dinâmica do sistema devido à característica dessas gerações e da atuação dos inversores de conexão dessas fontes
- Desenvolvimento de Soluções de Proteção para Redes Elétricas no Contexto da Transição Energética. O objetivo principal do presente projeto é o desenvolvimento de novos algoritmos de proteção que apresentem vantagens frente aos tradicionalmente empregados, quando considerados os cenários: intermitência na geração de energia pelas fontes renováveis, influência na dinâmica do sistema devido à característica dessas gerações e da atuação dos inversores de conexão dessas fontes.
- Desenvolvimento de Novos Algoritmos de Proteção para Melhorar a Operação e Resiliência de Sistemas Elétricos de Potência com o Aumento da Integração de Fontes de Energia Renováveis e Uso de Sistemas de Armazenamento de Energia. O objetivo principal do presente trabalho é o desenvolvimento de novos algoritmos de proteção, tanto para sistemas de transmissão como de distribuição de energia elétrica que apresentem vantagens frente aos tradicionalmente empregados, quando considerados os cenários: intermitência na geração de energia pelas fontes renováveis, influência na dinâmica do sistema devido à característica dessas gerações e da atuação dos inversores de conexão dessas fontes, bem como a atuação de sistemas de armazenamento de energia.
- Desenvolvimento de Novas Soluções de Proteção e Localização de Faltas para Linhas de Transmissão de Alta e Ultra Alta Tensão. O objetivo principal do presente trabalho é o desenvolvimento de novos algoritmos de proteção, tanto para sistemas de transmissão como de distribuição de energia elétrica, que apresentem vantagens frente aos tradicionalmente empregados, quando considerados os cenários: intermitência na geração de energia pelas fontes renováveis, influência na dinâmica do sistema devido à característica dessas gerações e da atuação dos inversores de conexão dessas fontes, bem como a atuação de sistemas de armazenamento de energia.
Análise Nível de Maturidade Tecnológica
O laboratório apresenta tecnologia que foi analisada e testada em ambiente operacional. Esse tipo de situação caracteriza um laboratório com TRL 7, indicando que as tecnologias desenvolvidas são aplicáveis a cenários reais e operacionais, oferecendo suporte robusto à pesquisa e ao ensino na área de proteção de sistemas elétricos.
Classificação Geral
Veja mais informações sobre a escala TRL (Technology Readiness Level).
Informações do Laboratório
- Localidade: SG-11. Térreo
- Curso: Engenharia Elétrica
- Coordenador: Prof. Dr. Kleber Melo e Silva
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., lapse.unb.br