Laboratório de Sementes Florestais
Sobre
O Laboratório de Sementes Florestais, localizado no 1º andar do prédio de laboratórios da EFL, é responsável pela análise de sementes florestais, sejam elas nativas ou de outros biomas. A análise começa com a determinação das características físicas das sementes, como peso e nível de umidade, para avaliar a viabilidade das sementes. Após essa etapa, o solo adequado é preparado para a germinação da semente.
Além disso, o laboratório também se dedica à criação de bancos de sementes com o objetivo de conservação. Outro projeto importante é o de recuperação do bioma do cerrado, no qual plantas germinadas no laboratório são posteriormente plantadas em áreas específicas, como no centro olímpico da UnB, visando a preservação do ecossistema.
O laboratório é aberto para todas as áreas da universidade, tendo constantes parcerias como outras faculdades como a de agronomia, biologia, termobiologia e outros afins à análise de sementes do bioma florestal. Com agronomia por exemplo, o laboratório muitas vezes faz parceria com eles para a determinação das técnicas de plantação, preparação e umidade do solo com a finalidade de uma maior supervivência das plantas.
Finalmente, na área de pesquisa o laboratório trabalha tanto em mestrados como em projetos de iniciação científica em áreas relacionadas com conservação dos biomas e biotecnologia das sementes.
Atividades e pesquisas desenvolvidas
- Análise de sementes florestais, incluindo a determinação de características físicas como peso e nível de umidade.
- Criação de bancos de sementes para conservação.
- Projeto de recuperação do bioma do cerrado, com plantio de plantas germinadas no laboratório.
- Parcerias com outras áreas da universidade, como agronomia e biologia, para otimização de técnicas de plantação e conservação.
Análise Nível de Maturidade Tecnológica
O laboratório possui ampla experiência nas áreas acadêmicas, de pesquisa e de projetos externos, mantendo parcerias constantes com outras instituições e faculdades. Está também envolvido diretamente em projetos da UnB e governamentais para a conservação do bioma do cerrado. Esse envolvimento tem contribuído para o aumento da experiência dos integrantes do laboratório, consolidando-o como um centro de excelência na área. Portanto, o laboratório é classificado como TRL 8.
Classificação Geral
Veja mais informações sobre a escala TRL (Technology Readiness Level).
Informações do Laboratório
- Localidade: EFL - 1º andar
- Curso: Engenharia Florestal
- Coordenador: Rosana de Carvalho Cristo Martins
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.