Laboratório de Sistemas Espaciais (LaSE)
Sobre
O LaSE, vinculado à Faculdade do Gama (FGA), tem como objetivo consolidar atividades de ensino, pesquisa e inovação que hoje encontram-se abrigadas no andar térreo do prédio LDTEA.
Equipamentos
Câmara de vácuo, bomba mecânica de pré-vácuo, bomba turbo molecular de alto vácuo, medidores de pressão e fontes de alimentação elétrica (corrente/tensão).
Atividades e pesquisas desenvolvidas
- Produção de um túnel de vento de baixa velocidade para realização de estudos quanto ao efeito do movimento do ar sobre ou ao redor de pequenos objetos. Esse projeto foi confeccionado utilizando materiais compósitos reforçados com fibras de vidro, onde a seção retangular é preenchida com canudos plásticos para homogeneização do fluxo de ar.
- Testes em propulsores elétricos para utilização da energia elétrica na produção de empuxo do veículo (esses ensaios são realizados com a intenção de simular o ambiente semelhante ao real).
Análise Nível de Maturidade Tecnológica
O LabSE está no início do desenvolvimento de tecnologias de propulsão elétrica em relação ao tamanho, mas já possui equipamentos para testar essas tecnologias. Estes equipamentos já estão funcionando e fornecendo dados para os estudantes e professores utilizarem em suas pesquisas.
Além disso, os pesquisadores podem controlar a tensão elétrica e analisar os resultados dos testes. O professor responsável afirma que o laboratório é o ambiente ideal para testar micro propulsores, mas para propulsores maiores, seria necessário um espaço maior. Por isso, o labSE é um laboratório de escala piloto.
micro-propulsores
propulsores em escala normal
Veja mais informações sobre a escala TRL (Technology Readiness Level).
Informações do Laboratório
- Localidade: FGA - LDTEA
- Curso: Engenharia Aeroespacial
- Coordenador: Paolo Gessini
- Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.