Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

Cerimônia de encerramento 1ª Turma Cocreation

No dia 26 de novembro de 2021 foi realizada a cerimônia de encerramento da primeira turma do Cocreation Lab DF. Esta foi a primeira turma fora do território catarinense, estando entre as propostas vencedoras do Edital 03/2019 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A iniciativa é exemplo pioneiro de integração e incentivo ao empreendedorismo do Distrito Federal, fruto da parceria entre a FAPDF, a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB).

O modelo do Cocreation Lab é o de pré-incubadora, caracterizado por um espaço de trabalho colaborativo visando desenvolver ideias em modelo de negócio. Os interessados ingressam via edital, e após análise e seleção dos projetos, é disponibilizada mentoria e uso da estrutura. Ao final do prazo estipulado no edital, os projetos das equipes selecionadas são avaliados em duas frentes: a das entregas previstas e a da apresentação de pitch.

cocreation 1 turma 04

Panorama do local do evento.

O evento foi transmitido online, e contou com a participação da equipe do Cocreation, dos mentores e dos representantes dos projetos pré-incubados, além de autoridades, agentes de inovação e parceiros, os quais compuseram a mesa de encerramento.

Os pitches vencedores foram o dos projetos Nanosensors (1º lugar), Chame a Lu (2º lugar) e Virtual Designer Fla’s (3º lugar). O troféu e a premiação surpresa foram entregues por representantes dos parceiros envolvidos no Cocreation Lab DF. Durante o encerramento também foi anunciado o próximo edital para chamada de novos projetos e a parceria com o SEBRAE na criação de um novo polo do Cocreation Lab DF.

O senhor Gilmar dos Santos Marques, coordenador da Coordenação Tecnológica e de Inovação (Cooti) da FAPDF, comentou sobre o impacto nas comunidades e a abrangência do projeto:

Agradecemos a todos vocês que participaram do Cocreation Lab, tanto no polo de Samambaia, de São Sebastião, quanto no Gama e no Campus Darcy Ribeiro. A oportunidade de ter mais um polo, o Ipê Verde, e esse edital; que entrega isso que vimos aqui hoje: ideias que estão se transformando em negócio.

A professora Luciana Massukado, Reitora do Instituto Federal de Brasília, destacou o empenho dos participantes:

Vi empolgação, vi amor, vi paixão em cada uma das apresentações. Estão todos de parabéns por esse momento, foram cinco meses de muito trabalho.

Já o professor Carlos Alberto Gurgel Veras, Diretor do Parque Científico e Tecnológico da UnB, citou a necessidade de empreender para se manter no mercado e empregado

Observem tudo o que está em sua volta, tudo aquilo que pode ser uma oportunidade, uma boa ideia.

O professor Daniel Rosa, Diretor Financeiro da FINATEC, resumiu o intuito dos parceiros do Cocreation:

Participar mais, entregar como resultado para a sociedade, o que é de extrema importância, o nosso foco, o objetivo desse trabalho: entregar uma sociedade melhor, poder promover essas mudanças.

A cerimônia de encerramento da primeira turma do Cocreation Lab DF pode ser conferida online pelo link https://www.youtube.com/watch?v=GohxStNIXtA, que também está incorporado na galeria do evento.

cocreation 1 turma 04
Panorama geral do evento
cocreation 1 turma 05
Participantes da mesa de encerramento do evento