Lançamento da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde

No dia 29 de abril de 2020, foi lançada a Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da Covid-19 (PICAPS), uma iniciativa da Universidade de Brasília (UnB) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília. A plataforma vai propiciar o acesso de informações de inteligência para os profissionais de saúde que atuam na atenção primária, com base em dados sobre o fluxo de pessoas e dos grupos mais vulneráveis à Covid-19.

A PICAPS congrega os esforços de cerca de 300 pessoas das duas instituições, entre docentes, técnicos, pesquisadores, estudantes e residentes, sendo sediada no prédio anteriormente ocupado pela Autotrac, no campus Darcy Ribeiro, em frente à sede da Fiocruz Brasília.

Lancamento PICAPS

Fala da Reitora da Universidade de Brasília no lançamento da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde

O lançamento foi feito no local da plataforma e também por videoconferência, com a presença de representantes da UnB, da Fiocruz e de instituições de fomento à pesquisa, além de autoridades no combate à COVID-19 no Distrito Federal. Participaram do lançamento:

• Gilvan Máximo (Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal)
  • Ricardo Tavares Mendes (Secretário Adjunto de Assistência de Saúde do Distrito Federal)
  • Alessandro França Dantas (Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAP-DF)
  • Fabiana Damásio (Diretora da Fundação Oswaldo Cruz Brasília)
  • Wagner de Jesus Martins (Coordenador de Inteligência Estratégica da Fundação Oswaldo Cruz Brasília)
  • Márcia Abrahão Moura (Reitora da Universidade de Brasília)
  • Olgamir Amancia (Decana de Extensão da Universidade de Brasília – DEX)
  • Cláudia Amorim (Decana de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília – DPI)
  • Renata Aquino da Silva de Souza (Diretora do Parque Científico e Tecnológico da UnB – PCTec)
  • Jonas Lotufo Brant (Faculdade de Ciências da Saúde da UnB)

A diretora do Parque Científico e Tecnológico da UnB, Renata Aquino, participou do evento por videoconferência, citando os esforços dos envolvidos no projeto e destacando o apoio do PCTec/UnB à essa iniciativa. Segundo a diretora do Parque, a plataforma é um modelo para as parcerias da UnB:

É simbólico que tenhamos conseguido lançar esta plataforma após a recente aprovação da Política de Inovação da UnB, um marco para nossa instituição.
Em duas semanas foram congregadas diversas ações para adequar o prédio a essa iniciativa. Gostaria de agradecer a Reitoria, INFRA, STI, SPI, PRC e DIMEC, e também ao Banco do Brasil, que fez uma doação muito importante para garantir a atuação rápida da plataforma.

O professor Jonas Brant, da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, esteve presente no local do evento, dando seguimento ao lançamento da plataforma. O professor lembrou que o foco da plataforma é coordenar esforços para minimizar os danos da pandemia:

A perspectiva é que possamos apoiar o governo do DF e outras cidades da região para esses próximos meses, que serão muito difíceis.

O professor Wagner de Jesus Martins, coordenador de Inteligência Estratégica da Fiocruz Brasília, também esteve presente no local, e destacou o empenho dos envolvidos na plataforma, que tiveram que organizar não só uma sala, mas também pessoas e instituições em um período de apenas duas semanas. O coordenador da Fiocruz salientou a importância da informação como subsídio para ação:

Trabalharemos com o conceito de inteligência cooperativa circular para orientar as pessoas, principalmente os trabalhadores da saúde.

Lancamento PICAPS 02

Parte das instalações da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde no Campus Darcy Ribeiro

O senhor Gilvan Máximo, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, também esteve presente no lançamento da plataforma, e enfatizou a importância dessa parceria:

Não há outra saída para a crise a não ser pela ciência e nós sabemos do potencial da Universidade para nos auxiliar.

A senhora Fabiana Damásio, diretora da Fundação Oswaldo Cruz Brasília, agradeceu a equipe e as parcerias firmadas, declarando que todos fazem parte desse projeto, todos os esforços estão sendo focados na saúde:

A parceria com a UnB é fundamental não apenas pela questão do espaço, mas também para auxiliar na construção do cenário pós-pandemia, que será desafiador para todos.

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão Moura, manifestou satisfação pela criação da plataforma, uma ampliação da parceria UnB-Fiocruz:

É bom ver que este espaço estará sendo utilizado para interesses da Universidade como um todo, especialmente neste caso, com o objetivo de combater um grave problema de saúde pública.

A reitora encerrou o evento e enfatizou que nesse momento de pandemia, a Universidade deve ampliar sua contribuição à sociedade. A previsão é que a plataforma inicie as operações nos próximos dias, após a conclusão de adequações de espaço feitas pela Secretaria de Infraestrutura da UnB, com apoio da Secretaria de Patrimônio Imobiliário. Parte da equipe de estudantes, docentes e residentes vai atuar de maneira remota; com a outra parte trabalhando no edifício do campus da Asa Norte, com todos os cuidados de saúde necessários.

PICAPS

Marca e assinatura da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde

Créditos das fotos: Nathalia Gameiro (Fiocruz Brasília)

Créditos das citações: SECOM/UnB