Audiência Pública sobre Conceitos e Definições de Startups
No dia 07 de novembro, o Parque Científico e Tecnológico (PCTec) sediou a Audiência Pública sobre Conceitos e Definições de Startups. A audiência ocorreu no auditório do Edifício CDT e teve como objetivo definir as características desse tipo de empreendimento para que legislações e políticas públicas possam atuar efetivamente.
O Ambiente de Inovação da Universidade de Brasília deu as boas-vindas aos participantes e mediadores da Audiência Pública, recebendo na mesa:
- Júlia Lucy (Deputada Distrital – Partido Novo)
- Marileusa Chiarello (Diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UnB – CDT )
- Renata Aquino da Silva de Souza (Diretora do Parque Científico e Tecnológico da UnB – PCTec)
- Hugo Giallanza (Presidente da Associação de Startups e Empreendedores Digitais – ASTEPS)
- Alessandro França Dantas (Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAP-DF)
Abertura da Audiência Pública sobre Conceitos e Definições de Startups.
Os membros da mesa lideraram as discussões sobre conceitos e definições de startups, citando alguns conceitos e definições presentes na literatura acadêmica, legislações e decretos. Também foi divulgado na audiência o resultado da pesquisa de opinião desenvolvida pelo PCTec e aplicada na Universidade de Brasília acerca do que constitui uma startup.
A audiência contou com ampla participação do público, que incluiu a sociedade acadêmica, empresários, empreendedores, especialistas no tema e o público geral. As discussões abordaram possíveis entraves, benefícios e objetivos almejáveis para o empreendedorismo no Distrito Federal e fomento do empreendedorismo inovador.
Participantes e membros da mesa no auditório do Edifício CDT.
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal 018/2019, que propõe alteração da dotação mínima da receita corrente líquida do Distrito Federal destinada à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) também entrou em pauta na audiência. A maior parte do público presente se posicionou contra a nova redação proposta para o art. 195 da Lei Orgânica do Distrito Federal.
Créditos das fotos: Bruno Goulard (PCTec)