A melhor universidade do Centro-Oeste

Lançamento do Ranking de Universidades Empreendedoras 2019

A Universidade de Brasília alcançou a 8ª posição no Ranking de Universidades Empreendedoras, publicado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). O lançamento do ranking ocorreu no dia 22 de outubro de 2019, em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. A Diretora do Parque Científico e Tecnológico da UnB, Prof. Dra. Renata Aquino da Silva de Souza, representou a Reitora da Universidade de Brasília nesse evento.

ranking universidades empreend 2019 1

Entrega da premiação junto aos representantes das Empresas Juniores da Unb

O Ranking de Universidades Empreendedoras avalia as instituições de ensino superior em seis aspectos: inovação; extensão; cultura empreendedora; internacionalização; infraestrutura; e capital financeiro. O objetivo do ranking, que está em sua terceira edição, é mostrar as iniciativas de instituições de ensino superior no Brasil que mais incentivam o empreendedorismo.

Essa edição avaliou 123 universidades das 27 unidades federativas, entre março e agosto de 2019. A pesquisa envolveu a participação de 15 mil estudantes universitários, além da coleta de dados junto às instituições avaliadas e da análise de bases de dados de produção científica. No Centro-Oeste, a UnB foi imbatível em extensão e internacionalização. Em inovação, é a terceira melhor federal do Brasil, atrás apenas das instituições do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. No ranking geral, a UnB manteve sua posição no Top 10.

ranking universidades empreend 2019 ranking

Colocação da UnB no ranking geral das Universidades Empreendedoras

Considerando-se as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a Universidade de Brasília está em primeiro no ranking. A Diretora do Parque Científico e Tecnológico da UnB menciona que a colocação é fruto de um trabalho conjunto:

Esse resultado é associado a toda a comunidade acadêmica, e o mérito é também dos professores tutores das empresas juniores, que potencializam ainda mais a ação de aprendizado.

O diretor de relacionamento da Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal, Vinícius da Cruz, defende que o aprendizado do estudante é influenciado pelo modelo de universidade empreendedora e que alguns cursos são potencializados por essa vertente. Segundo Cruz:

É possível perceber o impacto dessas empresas quando se observa grandes organizações sendo formadas ou geridas por pessoas que são egressas da UnB.

Para o presidente executivo da Brasil Júnior, Renan Nishimoto, o ambiente acadêmico deve ampliar os horizontes do conhecimento nele produzido, em busca de maior impacto social:

Mais do que ensino e pesquisa, as universidades têm sido constantemente exigidas a extrapolar seus muros e alcançar a sociedade com o conhecimento ali produzido. Para isso, é necessária a prática do empreendedorismo.

Confira a galeria de fotos desse evento. Basta clicar nas imagens para poder visualizá-las em seu tamanho original.

ranking universidades empreend 2019 3
Homenagem concedida à Universidade de Brasília
ranking universidades empreend 2019 4
Entrega da homenagem pelos srs. Vinícius da Cruz (Concentro) e Renan Nishimoto (Brasil Júnior)