Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

Feira de Negócios e Inovação 2022

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Parque Científico e Tecnológico (PCTec), o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), e o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (NITCDT) realizaram a 10ª edição da Feira de Negócios e Inovação. O evento visa incentivar a criação de negócios inovadores, bem como disseminar a cultura empreendedora e de inovação entre os participantes.

Entre as atrações dessa edição foram a Rodada de Pitches e as exposições de trabalhos desenvolvidos pela Universidade e por parceiros (Sebrae, FAP-DF, Fiocruz e Finatec). Outro destaque foi a cerimônia de entrega do Prêmio UnB Inovação, dedicado às melhores práticas promotoras da inovação nos campi.

FNI 03

Mesa de abertura da FNI 2022.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI-DF), Elísio Luz; do diretor da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Augusto César Brasil; do superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE -DF), Antônio Valdir Filho; da diretora do CDT, Marileusa Chiarello; do diretor do PCTec, Carlos Gurgel; do coordenador de Integração Estratégica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Brasília, Wagner Martins; e do diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra-DF), Gracionário de Queiroz.

O auditório foi palco de duas rodadas de pitches: as promovidas pelo Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do SEBRAE e as apresentadas pela Escola Empreend do NIT-CDT. Também foram realizadas palestras pela FIOCRUZ e pelo Ambiente de Inovação, além do lançamento do aplicativo MedUTI, desenvolvido por docentes e alunos da Faculdade de Saúde. Na área externa, os estandes divulgaram 19 projetos: Editora UnB, Krilltech Nanotecnologia, Atlantis Technologies, Neoleite, Gestão por Performance, Animação Digital como um recurso de aprendizagem didática e lúdica, Frizze Cosméticos, GreenHome Energia, Repplico, Caminho das Águas, Promoção da saúde com utilização de modelos matemáticos, Mentormed, Matriz Engenharia de Energia, Sistema #AJogada de RPG corporativo, Perspectivas - Programa Inovador de Educação para Aposentadoria, Tainacan, iMob Inteligência Imobiliária, Explanada dos Mistérios, e Desperte o Amor. Conforme citado pela Decana de Pesquisa e Inovação (DPI), prof.ª Maria Emília Walter:

Trouxemos aqui o nosso empreendedorismo inovador, com muita ciência. Este ano queremos também contemplar e divulgar os projetos de empreendedorismo social e inclusão, que são de grande valor para a instituição.

A Feira também condecorou pesquisadores da Universidade com o Prêmio de Inovação Darcy Ribeiro, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e concedido aos que se destacaram na área de inovação. A primeira edição premiou vinte e duas pesquisas, referentes aos anos de 2020 e 2021,nas categorias Pesquisadores Destaque, Inventor Destaque, Autor Destaque, Transferência de Tecnologia, Mulheres na Ciência, Tecnologias em Temática Relevante e Tecnologias Sociais.

Lançamento do aplicativo MedUTI
FNI 10
Troféu de Empresa Graduada - Madpixel

Créditos das fotos: Bruno Goulard (PCTec/UnB), Roberto Cassemiro (NCOM/DPI/UnB). Crédito do texto: SECOM/UnB.