Semana Universitária

Palestra sobre o Innova Summit - Semana Universitária

Na tarde do dia 25 de setembro de 2019, no Auditório do Edifício CDT, ocorreu a palestra “Inovação na América Latina”, promovida pela equipe do Innova Summit em parceria com o PCTec. A palestra integra as atividades promovidas pelo Ecossistema de Inovação da UnB durante a Semana Universitária. O evento contou com a participação da Diretora da Rede Comunicação, Marketing e Gestão, Joana Bicalho; e do CEO do Innova Summit, Alan Franson.

Participantes da palestra no auditório

Participantes da palestra no auditório.

A professora Joana Bicalho deu início à palestra, falando um pouco sobre a missão da empresa e sobre a temática do curso sorteado. A Diretora da Rede Comunicação, Marketing e Gestão mencionou que o objetivo da empresa é fazer com que a informação ultrapasse as barreiras e chegue à sociedade. Ao tratar sobre o funil de vendas, a senhora Joana Bicalho enfatizou que ele é um fase do processo de decisão de compras, e não abrange apenas a venda monetária. O funil também pode ser aplicado a troca de serviços, publicação de informações e divulgação de causas, por exemplo. Essa expansão também é válida para o marketing, que é a base do funil de vendas. Antes da aplicação do funil, deve-se estudar os “4P” do marketing: produto (ou serviço/ideia/causa); praça (a quem entregar); preço para se alcançar o item divulgado (não só monetário, envolve tempo e recursos dispensados); e promoção (a comunicação em si).

Para a senhora Joana Bicalho, o marketing é divulgação, mas essa divulgação deve corresponder o item divulgado, caso contrário se trata apenas de propaganda enganosa, que não gera clientes. Ela também mencionou que a atração promovida pelo marketing deve ser contínua, utilizando instrumentos de comunicação adequados para cada fase do funil (ferramentas online e também offline).

Chegada do senhor Alan Franson na palestra sobre o Innova Summit

Chegada do senhor Alan Franson.

Já o CEO do Innova Summit, o senhor Alan Franson, tratou sobre o que o levou a criar o evento. Ao mencionar sua experiência pessoal, Alan citou que costuma fazer eventos em Brasília, mas acabou quebrando. Após ir para Europa, conheceu o WebSummit e os impactos do evento em Portugal. Isso serviu de inspiração para a criação do Innova Summit. O organizador do evento citou também o conceito de “antifragilidade”, no qual pequenas agressões geram aumento na resistência.

O senhor Alan Franson destacou a importância da inovação como meio para mudança. Segundo o CEO, uma pessoa não muda o mundo, mas pode mudar seu local, sua cidade, e essa é a meta do Innova Summit. O evento tem como objetivo impulsionar o status do Brasil – e de Brasília – como protagonista em inovação e tecnologia na América Latina. Parte do valor das inscrições é revertido em cursos de programação para jovens carentes do DF, e o senhor Alan Franson destacou que é possível transformar vidas pelo estudo, é possível fazer muito com muito pouco, fazer algo significativo para si e para outrem.

Findada a palestra, foi realizado o sorteio do curso Funil de Vendas para Mídias Sociais, e o ganhador foi o senhor Max Guilherme Gomes, da Faculdade de Tecnologia da UnB.

Palestra SEMUNI banner
Banner da palestra