Seminário Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis
No dia 8 de outubro ocorreu o Seminário “Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis”, no Auditório Nereu Ramos, localizado no Anexo 2 da Câmara dos Deputados. O seminário abordou a aplicação de tecnologia no enfrentamento dos desafios urbanos e experiências práticas na solução desses desafios.
A mesa de abertura foi composta pelo deputado José Priante, presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES); pelos deputados Francisco Júnior, Eduardo Braide e Darcísio Perondi, membros do Cedes; pela deputada Angela Amin, também do CEDES; pelo senhor Igor Nogueira Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); pelo senhor Luiz Augusto Santos Lima, Subprocurador-Geral da República; e pelo senhor Rodrigo Dolabella, Secretário Executivo do CEDES e Diretor da Consultoria Legislativa.
Participantes no auditório.
O evento foi aberto ao público e transmitido online, participando do evento parlamentares, autoridades do Executivo e do Legislativo, pesquisadores e especialistas no tema. A Coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parque Científico e Tecnológico da UnB, professora Michele Carvalho, representou o ecossistema de inovação e a Universidade de Brasília nesse seminário.
O seminário foi realizado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES), órgão técnico-consultivo vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, dedicado à análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômicas, política e social do Brasil. O objetivo do evento foi coletar informações de especialistas, aprofundar o conhecimento do tema, identificar as problemáticas existentes e elaborar soluções. As apresentações foram divididas em quatro painéis: uso de tecnologias inteligentes e sensitivas; sociedade inovadora e altamente qualificada; governança mediada por tecnologia e participação cidadã; sustentabilidade ambiental, econômica e financeira.
O deputado Francisco Júnior, relator do CEDES, destacou a importância do tema para os cidadãos brasileiros:
[A cidade inteligente] busca reunir todas as condições para se viver melhor - usando, para isso, todas as tecnologias, focando na qualidade de vida da pessoa, para que ela possa viver, se locomover, trabalhar, usar a cidade de forma mais inteligente, aproveitando mais os recursos de forma sustentável.
Já a coordenadora de pesquisas do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), Débora Albu, citou as iniciativas do setor público, que contribui bastante, mas não o suficiente:
A gente também precisa do setor privado, da academia liderando esse processo, e também da sociedade civil.
O presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, disse que o Brasil deve sair da posição de consumidor de tecnologia para se tornar produtor e exportador, gerando divisas para o país. Como defendido pelo presidente da Softex:
Precisamos atrair e reter talentos. Nós somos exportadores de cabeças para o mundo lá fora, temos vários jovens trabalhando nos Estados Unidos e em outros países. Temos que ter políticas públicas para pegar esse jovem, que é talentoso, que tem conhecimento técnico, para ficar no nosso país. E isso se faz através de políticas públicas.
Confira a galeria de fotos desse evento. Basta clicar nas imagens para poder visualizá-las em seu tamanho original.
Galeria de fotos
Créditos do texto e das fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara dos Deputados e Portal de Imprensa de Juazeiro do Norte