Em prol do desenvolvimento nacional

Lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos

No dia 18 de setembro de 2019 ocorreu o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos, no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados. Composta por 219 deputados e um senador, a Frente tem o objetivo de apoiar projetos que fortaleçam a atuação dos Parques e aumentem a competitividade do Brasil na área de ciência e tecnologia. A iniciativa tem como presidente o deputado federal Major Vitor Hugo, e como vice-presidente o senador Vanderlan Cardoso.

Frente Parques Tecnologicos 2

Mesa Diretora da Frente Palarmentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos.

Estiveram presentes na cerimônia o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, senhor Marcos Pontes; o Ministro da Secretaria de Governo, General Ramos; o representante da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional, senhor Caio Victor Vieira; a Coordenadora da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), senhora Gianna Sagazio; o Primeiro Secretário da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos, deputado federal Guilherme Derrite, e o vice-presidente da Anprotec, senhor Francisco Saboya.

A instalação da Frente Parlamentar também foi prestigiada por representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, dos governos do Paraná e do Distrito Federal, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Sebrae, da Embrapa, de parques tecnológicos e de universidades e institutos de tecnologia de diversos estados; além de oficiais generais das Forças Armadas. O Parque Científico e Tecnológico da UnB foi representado pelo Gerente de Inovação, o senhor Bruno Goulart, e por integrante do Núcleo de Prospecção do PCTec/UnB, a senhora Amanda Mainel.

Frente Parques Tecnologicos 1

Participantes no auditório.

Em seu discurso, o deputado Major Vitor Hugo mencionou que os parques tecnológicos criam um ambiente capaz de incentivar a indústria da inovação a crescer e agregar valor a outros setores econômicos e à sociedade em geral.

Em países desenvolvidos, as empresas geram em média 3 dólares de receita anual para cada dólar investido na implantação de um parque tecnológico. Nos países emergentes, essa taxa é de cerca de 1 dólar e cinquenta centavos de receita anual para cada dólar de investimento inicial. Os parques tecnológicos representam, portanto, uma oportunidade de aumentar a renda de milhares de brasileiros.

Reforçando a fala do deputado Major Vitor Hugo, o ministro Marcos Pontes disse que a instalação da Frente Parlamentar é um ponto de inflexão para o desenvolvimento nacional, pois ajudará o Parlamento a atualizar leis que facilitem as atividades econômicas. Ele ressaltou a importância da sinergia entre empesas, academia e governo nos parques, respeitando as vocações locais:

O nosso País tem muitas pessoas criativas que encontrarão, nos parques tecnológicos, uma oportunidade para ajudar a desenvolver o Brasil.

Já o representante da Anprotec, o senhor Francisco Saboya, apontou os desafios presentes no Brasil, ressaltando a necessidade de se ter uma instância no plano legislativo para estimular os parques tecnológicos, que têm sido o motor de desenvolvimento para a indústria em outros países:

Nós temos um paradoxo no Brasil. Atualmente, ocupamos o 14º lugar entre os países de maior produção científica, por outro lado estamos em 66º em termos de competitividade e 96º no ranking global de produtividade. É evidente que temos que encontrar maneiras de converter toda essa produção científica em negócios e resultados. Nesse contexto os parques tecnológicos são ambientes essenciais.

Créditos das citações: Anprotec e Portal Anápolis