Aprovação da Política de Inovação da UnB

O Conselho Universitário da Universidade de Brasília (Consuni) aprovou por unanimidade a Política de Inovação da instituição, em reunião no dia 31 de janeiro de 2020. O documento traz princípios para nortear as ações de promoção da inovação na UnB de maneira transversal. A política já havia sido discutida e aprovada, também por unanimidade, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), no final de 2019.

Leitura do texto da Política de Inovação da Universidade de Brasília

Leitura do texto da Política de Inovação da Universidade de Brasília.

O vice-reitor da Universidade de Brasília, Enrique Huelva, destacou que a política é um divisor de águas para a UnB, sendo o primeiro documento da história da Universidade que versa sobre o tema da inovação. Segundo o vice-reitor:

A política traz princípios que vão orientar as nossas ações no que diz respeito à inovação e à transferência tecnológica, considerando toda a amplitude e complexidade da atuação da Universidade.

Aprovacao Politica Inovacao 2

Votação da Política de Inovação da Universidade de Brasília.

A diretora de Pesquisa do DPI, Cláudia Amorim, lembrou que a construção do documento foi democrática, reunindo um grupo de trabalho para estudar o assunto e ouvir todas as unidades acadêmicas. A decana de Pesquisa e Inovação (DPI), Maria Emília Walter, também ressaltou o trabalho junto à Universidade:

Com a política de inovação, atendemos a exigências legais sem deixar de considerar as muitas especificidades da UnB.

Um exemplo é a clara referência ao apoio à inovação em políticas públicas, algo relacionado à localização geográfica da instituição, que mantém muitos projetos junto ao poder público. Também há destaque para a inovação tecnológica no âmbito das ciências sociais.

Créditos: SECOM/UnB