Inovação sempre presente

Classificação das infraestruturas de pesquisa e inovação na UnB

 

 

A infraestrutura de pesquisa e inovação da Universidade de Brasília é classificada conforme a Resolução CEPE 54/2022 em nove tipos: Laboratórios de Pesquisa, Núcleos de Pesquisa, Laboratório de Pesquisa Multiusuário, Laboratórios de Prestação de Serviços Técnicos Especializados, Laboratórios e outras Infraestruturas de Apoio à Pesquisa, Centros Integrados de Pesquisa, Centros Integrados de Tecnologia e Inovação, Living Labs, e Plataformas Tecnológicas.

 

A classificação dessas estruturas aprimora o conhecimento e as definições sobre a infraestrutura existente, ajuda a diversificar e ampliar as políticas de apoio, facilita a gestão interna dos recursos físicos e materiais, e amplia a atratividade da Universidade e de seus grupos de pesquisa. Conforme citado pela Decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter:

 

A UnB deu um grande passo para avançar na organização de suas infraestruturas de pesquisa e, sobretudo, para o uso multiusuário de equipamentos, para a transparência das informações, para a multidisciplinaridade por meio de associação de grupos e unidades acadêmicas e para a inovação.

 

 

A Universidade de Brasília possui mais de 680 laboratórios, 60 núcleos, 30 centros de pesquisa e infraestruturas de apoio, como bibliotecas, biotérios, usinas, museus, fábricas, e coleções. Nas duas últimas décadas, a Universidade cresceu 100% seu quantitativo de laboratórios. Passou de 324, em 2001; para 686, em 2019. A Resolução CEPE 54/2022 possibilitou a organização da infraestrutura de pesquisa, utilizando-se dos casos já existentes na UnB e alguns exemplos bem-sucedidos em outras universidades.

  

 642ªReunião CEPE em 23/06/2022

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão deliberou sobre a nova Resolução em reunião em formato híbrido, em 23 de junho de 2022

 

As infraestruturas de pesquisa da UnB são definidas como o conjunto de instalações físicas, estruturas organizacionais e condições materiais de apoio (equipamentos, recursos e serviços) utilizadas pelos pesquisadores para a realização de atividades de pesquisa. 

 

Seis dos nove tipos de infraestrutura já existem na UnB: os Laboratórios de Pesquisa (LP); os Laboratórios de Pesquisa Multiusuário (LPM); os Laboratórios e outras Infraestruturas de Apoio à Pesquisa (LIAP); as Plataformas Tecnológicas (PTec); os Laboratórios de Prestação de Serviços Técnicos Especializados (LPSTE); e os Núcleos de Pesquisa.

 

Três tipos de infraestruturas previstos no documento ainda serão criados: os Centros Integrados de Pesquisa (CIP), os Centros Integrados de Tecnologia e Inovação (CITI) e os Living Labs (LL).

 

 

Créditos: SECOM/UnB