Parceria inédita
Protocolo de intenções entre a UnB e o BB celebra diversas oportunidades de colaboração, fortalecendo a pesquisa e desenvolvimento nacional.    

Acordo de Cooperação entre o Banco do Brasil e a UnB

 

 

No dia 30 de julho de 2019, foi firmado um protocolo de intenções entre a Universidade de Brasília e o Banco do Brasil (BB), com a mediação sendo realizada pelo Parque Tecnológico e Científico da Universidade de Brasília (PCTec/UnB). A cerimônia do acordo ocorreu no Auditório da Torre Central da Sede do Banco do Brasil, juntamente com o encerramento do Atuação IA & Analytics DITEC 2019, evento que discute o impacto da inteligência artificial nas empresas.

 

A cerimônia de assinatura teve a participação de representantes de ambas as instituições. O protocolo foi assinado pela Reitora Márcia Abrahão e pela Diretora do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB, Renata Aquino de Souza, bem como pelo Diretor do Banco do Brasil, Gustavo de Souza Fosse, e pelo Diretor de Gestão de Risco, Gerson Eduardo de Oliveira. Além de membros da instituição bancária, estiverem presentes na cerimônia integrantes da comunidade acadêmica, como os professores Fabiano Hartmann (Faculdade de Direito/UnB) e Fernando Araripe (Instituto de Biologia/UnB).

 

O acordo representa uma grande conquista para o fortalecimento da pesquisa e desenvolvimento nacional, e estabelece um programa de mútua cooperação técnica e intercâmbio acadêmico, científico e cultural. Com prazo inicial de cinco anos, foram definidos ao todo oito ações de atuação prioritárias, que podem ser ampliadas de acordo com a necessidade e interesse das instituições. Pode-se destacar a construção de programas de pesquisas e projetos de extensão; a elaboração de desafios e desenvolvimento de protótipos relacionados à Tecnologia da Informação (TI); a criação de espaço físico colaborativo com foco em inovação, aberto à sociedade; a imersão de profissionais e estudantes em áreas de interesse comum; a permuta de material bibliográfico, equipamentos, recursos de ensino e de treinamento.

 

Para o Diretor do Banco do Brasil, Gustavo Fosse, esse é um momento especial, sendo o primeiro acordo do Banco com uma instituição de ensino superior.

Sem essa aproximação da academia não será possível avançar. O BB sempre esteve na vanguarda da tecnologia, mas isso tem sido cada vez mais difícil pelo volume e, sobretudo, pela velocidade com que as novidades chegam.

 

 

Nas palavras da Diretora do Parque Tecnológico e Científico, a professora doutora Renata Aquino:

O objetivo é a parceria ganha-ganha. De um lado, o Banco poderá trabalhar com nossos especialistas – mais de dois mil doutores em diversas áreas –, de outro, a Universidade poderá mostrar sua capacidade de colaborar com soluções de futuro para o país.

 

 

Confira a galeria de fotos desse evento. Basta clicar nas imagens para poder visualizá-las em seu tamanho original.

 

Galeria de fotos

 

Créditos: SECOM UnB